quinta-feira, 31 de maio de 2012


Cursistas:

OSWALDO JÔNATHAS SCHEIDEGGER EMERIQUE: E.M.E.F. Criança Feliz

ELSAMAR SILVA DOS SANTOS: E.M.E.F. Cristo Rei


Tema: Navegação e pesquisa orientada na internet – Pesquisa: As Grandes Capitais Brasileiras

período de Realização: 30/05 a 01/06/2012

Objetivos:
. Conhecer as grandes capitais brasileiras, as características específicas de cada uma
. Aprender sobre as principais culturas existentes
. Identificar as capitais brasileiras.
. Levar os alunos a conhecer a história das cidades.
. Identificar as principais fontes de renda “economia” das capitais.

-Definir os pontos importantes para pesquisar.
-Orientar os alunos nos sites de pesquisa.
-Propor situação - problema para o tema pesquisado


Justificativa:

A condição social e econômica dos alunos não dá condições favoráveis para que viajem para outras cidades. A maioria não conhece nem as cidades vizinhas, que dirá alguma capital brasileira, conhecendo a realidade dos docentes, vimos a necessidade de desenvolver uma aula com esse fim, proporcionar uma pesquisa que atenda essa necessidade de conhecer a história das grandes capitais, a cultura, a economia, a população e a localização dessas cidades. Portanto a maneira mais interessante para levarmos o aluno a conhecer essas capitais, será através de pesquisa em sites.

Público alvo:
Alunos do 5º do ensino fundamental das escolas:
E.M.E.F. Criança Feliz
E.M.E.F. Cristo Rei

Recursos: Computadores conectados à internet

Disciplinas:
Língua Portuguesa


Metodologias:

Propor a formação de duplas para realização da pesquisa,
Orientação de sites adequados à pesquisa
leitura e registro das informações mais importantes
Produção de texto: síntese da pesquisa
Interpretação de texto


1- Qual a Capital pesquisada, porque você escolheu essa capital para explorar
2- Comente de acordo com o texto a história desta cidade “capital”

3- Transcreva as características geográficas: área, população.

4- fale um pouco sobre essa capital:
hidrografia (10 linhas)
Analfabetismo (10 linhas)
Cultura (10 linhas)
religião (10 linhas)

5- A cidade pesquisada é capital de qual estado?

6- Você se surpreendeu com esta cidade quando estudou sobre ela sim ou não; porque?

7- Você gostaria de conhecer ou morar nessa capital; explique.


Avaliação:

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias.

Socialiação:

Os alunos irão apresentar os trabalhos realizados, apresentarão as sínteses, algumas curiosidades, e ou outras informações que os grupos acharem interessantes divulgar. Apresentação, e leitura do questionário de perguntas.

Webliografia:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário