Cursistas:
OSWALDO
JÔNATHAS SCHEIDEGGER EMERIQUE:
E.M.E.F. Criança Feliz
ELSAMAR
SILVA DOS SANTOS:
E.M.E.F. Cristo Rei
Tema:
Navegação e pesquisa orientada na internet – Pesquisa: As Grandes
Capitais Brasileiras
período
de Realização: 30/05 a 01/06/2012
Objetivos:
.
Conhecer as grandes capitais brasileiras, as características
específicas de cada uma
.
Aprender sobre as principais culturas existentes
.
Identificar as capitais brasileiras.
.
Levar os alunos a conhecer a história das cidades.
.
Identificar as principais fontes de renda “economia” das
capitais.
-Definir
os pontos importantes para pesquisar.
-Orientar
os alunos nos sites de pesquisa.
-Propor
situação - problema para o tema pesquisado
Justificativa:
A
condição social e econômica dos alunos não dá condições
favoráveis para que viajem para outras cidades. A maioria não
conhece nem as cidades vizinhas, que dirá alguma capital
brasileira, conhecendo a realidade dos docentes, vimos a necessidade
de desenvolver uma aula com esse fim, proporcionar uma pesquisa que
atenda essa necessidade de conhecer a história das grandes capitais,
a cultura, a economia, a população e a localização dessas
cidades. Portanto a maneira mais interessante para levarmos o aluno a
conhecer essas capitais, será através de pesquisa em sites.
Público alvo:
Alunos do 5º do ensino
fundamental das escolas:
E.M.E.F.
Criança Feliz
E.M.E.F.
Cristo Rei
Recursos:
Computadores conectados à internet
Disciplinas:
Língua
Portuguesa
Metodologias:
Propor
a formação de duplas para realização da pesquisa,
Orientação
de sites adequados à pesquisa
leitura
e registro das informações mais importantes
Produção
de texto: síntese da pesquisa
Interpretação
de texto
1-
Qual a Capital pesquisada, porque você escolheu essa capital para
explorar
2-
Comente de acordo com o texto a história desta cidade “capital”
3-
Transcreva as características geográficas: área, população.
4-
fale um pouco sobre essa capital:
hidrografia
(10 linhas)
Analfabetismo
(10 linhas)
Cultura
(10 linhas)
religião
(10 linhas)
5-
A cidade pesquisada é capital de qual estado?
6-
Você se surpreendeu com esta cidade quando estudou sobre ela sim ou
não; porque?
7-
Você gostaria de conhecer ou morar nessa capital; explique.
Avaliação:
O
processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a
realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno
nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas;
envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação
com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias.
Socialiação:
Os
alunos irão apresentar os trabalhos realizados, apresentarão as
sínteses, algumas curiosidades, e ou outras informações que os
grupos acharem interessantes divulgar. Apresentação, e leitura do
questionário de perguntas.
Webliografia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário